A utilização do correio eletrónico pode apresentar alguns perigos. Para os evitares, deves tomar algumas precauções.
Riscos
- Infeção do computador com vírus e sua propagação. Os vírus são propagados através de mensagens não solicitadas (spam) enviadas para vários destinários.
- Ser vítima de phishing, que tem como objetivo aliciar os destinários a revelarem dados pessoais e confidenciais como, por exemplo, palavras-passe, números de cartões de crédito ou informações de contas bancárias.
- Receber mensagens do tipo hoaxes (embustes), cujo objetivo é fazer com que o utilizador reenvie a mensagem para o maior número de pessoas conhecidas e, assim, apropriarem-se de endereços de correio eletrónico, que posteriormente serão alvo de spam.
Cuidados a ter
- Usa sempre o antivírus para examinar as mensagens e anexos que recebes.
- Tem o filtro anti-spam ativo nas configurações do servidor de correio eletrónico, para que as mensagens consideradas spam sejam automaticamente enviadas para uma pasta própria.
- Instala uma firewall para evitar que programas ou páginas de internet potencialmente prejudiciais sejam executados.
- Nunca envies informações confidenciais por correio eletrónico, a não ser que estejam codificadas. Para isso, deves recorrer a aplicações existentes na internet que codificam os dados do remetente para o recetor.
- Desconfia de mensagens de entidades que te oferecem prémios.
- Não abras e-mails de desconhecidos. Deves eliminá-los imediatamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário